sexta-feira, 15 de julho de 2011

Hino de Bagé é pouco lembrado nesses 200 anos de história

por: Maritza Costa Coitinho

[01h:09min] 16/07/2011 - BICENTENÁRIO
Hino de Bagé é pouco lembrado nesses 200 anos de história
Um poema composto durante as comemorações do centenário da elevação de Bagé à comarca e cidade, por Hipólito Lucena,...


musicado pelo maestro Vítor Neves, tornou-se o hino da cidade, como o nome já anunciava: “Hino à Cidade se Bagé”. Foi oficializado por decreto de 22 de dezembro de 1958. O documento trazia diversas considerações, entre elas que o hino retratou o passado e os anseios da cidade, que é de alta significação na vida de um povo, além de que o município não tinha hino ainda.
Mas, tantos anos depois, o hino ainda é quase desconhecido. É o que comprova enquete feita com a comunidade. Como o final de semana será de homenagens à cidade, é uma boa oportunidade de valorizar o hino e aprender para homenagear o bicentenário.

Hino à cidade de Bagé
****************
Dos teus campos a linda verdura
Mostra a força, a grandeza, a pujança,
E na guerra, demonstra bravura
O teu filho, empunhando uma lança!
Ribombou no teu seio o canhão
Dos combates gravados na História!...
Revivemos, da glória, a canção.
Sons de sinos dobrando vitória

II
Estribilho
Em teu seio nasceram heróis
Que souberam honrar ao Brasil!
A grandeza da Pátria constróis,
Minha terra, Bagé varonil.
III
Junto ao cerro das bandas do Sul,
Tu te estendes alegre, garrida,
Minha terra, de céu tão azul,
Sentinela da Pátria querida!...
És rainha, sustentas a palma
De que tanto me orgulho e me ufano!
Retempero meu corpo e minh’alma
Ante o sopro feroz do minuano!...
IV
Estribilho
Em teu seio nasceram heróis,
Que souberam honrar ao Brasil!
A grandeza da Pátria constróis
Minha terra, Bagé varonil

Nenhum comentário:

Postar um comentário