quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Conta atualmente com 22 leitos pediátricos, 67 clínicos, 12 cirúrgicos e nove de Tratamento Intensivo, presta serviços variados à comunidade, atendendo Bagé e municípios vizinhos, está enquadrado como Hospital Microregional.
Proporciona campo de estágios curriculares e extracurriculares para acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da URCAMP, dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Bioquímica,Nutrição e Dietética sendo estes supervisionados por docente ao CCS, criando assim um campo de pesquisa em diversas áreas da sáude.
O Hospital Universitário apresentou durante o ano de 2006, um total de:Internações - 3.751. Realizou 5.300 atendimentos ambulatoriais, aproximadamente - 30 mil exames complementares e 600 cirúrgias. Os pacientes receberam além do atendimento normal da rotina, o acompanhamento fisioterápico e psicológico quando necessários, sendo que o atendimento psicológico se estende aos familiares dos pacientes internados.
Além de atendimento ao público o HU realiza ações de cunho comunitário e assistencial, que visam também angariar fundos para melhorias, dentre elas:
Participação na Campanha do Dia de Combate a AIDS nos anos de 2004/2005 e 2006;
Realização do Dia da Prevenção do Câncer de Mama, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Liga Bageense de Combate ao Câncer e Grupo AJA;
Desenvolvimento de ações conjuntas do Hospital Universitário com o Grupo de Apoio Amor Solidário, que resultou na reforma do refeitório para os funcionários, criação da Sala Ecumênica, reforma na Unidade III do SUS e aquisição de material para utilização nos leitos e no setor de nutrição;
Participação no Projeto Humanizando Relações desenvolvido com laboratórios;
Parceria com o Rotary Internacional (Rotary de Bagé Rainha da Fronteira) para aquisição de equipamentos de diagnóstico cardiovascular
O hospital foi construído na década de quarenta pelo então Dr. Mário Amaral Araújo, o qual em 1978 foi adquirido pela FAT-FunBa (Fundação Attila Taborda - Faculdades Unidas de Bagé), passando à chamar-se Casa de Saúde FAT-FUNBA. Em 1993 passou a Hospital Universitário - URCAMP (HU), funciona em caráter filantrópico sendo uma instituição ligada à Universidade da Região da Campanha (URCAMP).
Recentemente o Conselho Diretor da FAT aprovou uma nova denominação para a instituição hospitalar: Hospital Universitário Dr. Mário Araújo.