terça-feira, 5 de abril de 2011

Prédios históricos restaurados precisam de reparos

por: Maritza Costa Coitinho

[23h:56min] 05/04/2011 - PAUTA DO LEITOR
Prédios históricos restaurados precisam de reparos
Desde 2005, o poder público vem trabalhando em um projeto de restauração dos prédios históricos.


Centro Administrativo: outro local com aspecto de mal acabado


A maior parte deles foi entregue à comunidade em 2008. Porém, pouco tempo depois do término das obras, já podiam ser verificados problemas na pintura e no acabamento dos prédios. Desde então, a questão só fica ainda mais visível, gerando protestos da comunidade.
Em uma recorrida na manhã de ontem em alguns dos principais prédios restaurados, como o Palacete Pedro Osório, o Centro Administrativo e o Museu Dom Diogo de Souza, a reportagem do Jornal MINUANO registrou o problema, principalmente, na pintura dos locais, que aparenta ter mais tempo do que realmente tem, como observou uma leitora por meio do serviço de fale conosco do jornal. “Observo com preocupação que alguns destes prédios estão há pouco tempo restaurados, mas o aspecto é de que nada aconteceu”, disse a leitora.
A secretária de Cultura, Roséle Safons, explicou que o problema já foi detectado e que, por determinação legal, existe um prazo de cinco anos para que consertos sejam feitos por parte das empresas que executaram as obras. “Nos serviços em que a Secretaria de Coordenação e Planejamento fez a fiscalização, estas empresas já foram notificadas”, diz ela, garantindo que os reparos serão feitos.


Bagé poderá receber jatos e aviões particulares durante Copa do Mundo 2014

por: Munique Monteiro

[00h:45min] 05/04/2011 - Cidade
Bagé poderá receber jatos e aviões particulares durante Copa do Mundo 2014
O Brasil sediará em 2014 a Copa do Mundo, entre as 12 cidades que receberão os jogos, está Porto Alegre.


COMANDANTE KRAEMER: uma das opções dos proprietários de aeronaves

A capital gaúcha receberá um grande fluxo de turistas, a maioria se deslocará até a cidade por meio de avião, o que poderá lotar a capacidade do hangar do aeroporto Salgado Filho. Por este motivo, Bagé poderá receber jatos e aviões particulares durante o evento.
Segundo o superintendente do aeroporto Comandante Kraemer, Francisco Camejo, se não houver espaço em Porto Alegre, Bagé poderá receber sim estas aeronaves, mesmo afirmando que não há uma posição oficial da Infraero sobre o tema. Para Camejo, mesmo que o fluxo do aeroporto de Bagé aumente, hoje recebe em média de um a dois voos por dia, não alterará a rotina já existente, mas para a cidade, acredita que pode movimentar a economia local. Com a vinda dos aviões, seriam arrecadadas mais taxas aeroportuárias, e os hotéis, restaurantes e o comércio lucraria com os turistas que passariam pelo município. “Toda a cadeia econômica ia acabar se beneficiando”, observa.

FONTE JM