sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

São Sebastião é homenageado com procissão

por: Melissa Louçan [22H:17MIN] 21/01/2012 - FÉ Mais de 200 pessoas estiveram reunidas, ontem, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, para receber a imagem do padroeiro de Bagé,... Francisco de Assis
...que foi trazida por um grupo de cavaleiros desde a Vila de São Sebastião, no distrito de Torquato Severo, a cerca de 40 quilômetros do município. O andor com a imagem foi carregado até a Catedral de São Sebastião, acompanhado da multidão de fiéis, cantando e orando. A missa da chegada foi celebrada pelo bispo Dom Gílio Felício. A celebração da data iniciou com a tradicional novena de São Sebastião, que esse ano versou sobre a família e a saúde pública. No último dia 18, o grupo de cavaleiros da Associação de Cavaleiros Rainha da Fronteira, encarregados de buscar a imagem, partiu da cidade, após bênção do padre Leandro, pároco da Catedral. Entre os “caminheiros” estavam Cláudia Machado, 43 anos, e o esposo, Antônio Barbosa, 47 anos, ambos agentes penitenciários. O casal conta que há quatro anos participam da caminhada, especialmente para ensinar valores cristãs às filhas, July, 11 anos, Jade, 13 anos e Susan, cinco anos. “Nós participamos pela devoção que temos a São Sebastião e pela vontade de estar com Deus em nossos corações” resumiu a matriarca. O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Wilson Mendonça, 62 anos, estava entre os cavaleiros que fizeram o resgate da imagem. Cansado por cavalgar cerca de 80 quilômetros, sob o forte sol e calor de janeiro, o carioca conta que já participa da iniciativa há quatro anos, por convite de um dos organizadores, Mirabeau Borba dos Santos. “Meu pai era militar e eu morei aqui durante alguns anos, na minha adolescência. Acabei perdendo contato com as pessoas daqui. Mas o meu interesse por cavalos me reaproximou da cidade” contou. O professor contou ainda que decidiu participar da cavalgada por se tratar de uma “manifestação interessante de um modo de vida diferente das grandes cidades”. Sobre a coincidência de estar ligado a duas cidades com o mesmo padroeiro, ele diz: “No Rio há uma ligação muito grande da população com o padroeiro e são realizadas muitas celebrações. Mas aqui é diferente, a comunidade dos fiéis é pequena, mas existe esse resgate histórico muito interessante” finalizou.

São Sebastião- Padroeiro de Bagé

O arquipélago

Zero Hora desta sexta-feira: O arquipélago Antes que comece o barulho, que cheguem os atores, os refletores, as câmeras. Antes que os microfones sejam ligados, que os caminhões estacionem. Antes do agito dos figurantes, da cena que não valeu, do figurino amassado. Jayme Monjardim contempla a paisagem de Aceguá, uma das locações do filme que começa a ser rodado em março. Antes de tudo, o diretor precisa da solidão. Precisa do tempo. E do vento. — em Aceguá.

Bagé, Capital Nacional das Artes Plásticas

FONTE FOLHA DO SUL

Telhas para O Tempo e o Vento

FONTE FOLHA DO SUL

Antiga Rua São Sebastião

FONTE FOLHA DO SUL