terça-feira, 13 de abril de 2010

PARQUE DO GAÚCHO













O Parque do Gaúcho é um projeto que visa um espaço destinado ao lazer , entretenimento e difusão da cultura e dos costumes do povo nosso povo, proporcionando dessa forma, uma maior destaque à figura do Gaúcho, incentivandoo Turismo e a geração de emprego e renda em nossa região.
O Parque do Gaúcho situa-se à quatro quilomêtros do centro da cidade, com acesso principal pela Avenida Visconde Ribeiro de Magalhães e acesso secundário pela estrada do Quebracho. Dispõe de uma àrea de 243 hectares, com estrutura de água, energia elétrica, rede de esgoto com estação de tratamento.

O Parque foi inaugurado em 03/11/2006.

Estrutura Física Existente

Cancha de Lides - destinada a lides e festas campeiras;
Anfiteatro - Concha acústica com arquibancadas fixas para a realização de eventos artísticos e culturais;
Cancha reta - com 4 raias e uma de serviço, destinada a corridas de Cancha Reta;
Acampamento Campeiro - estrutura de acampamento com água, luz e sanitários para atender as festas campeiras;
Pias e Churraqueiras - localizadas no Bosque de eucaliptos, sendo que no total são 06módulos de pias e lixeiras e 120 churrasqueiras.






Parque do Gaúcho terá “Bosque da Tradição”

O “Bosque da Tradição” é a última novidade do Parque do Gaúcho. O projeto, que vai reunir inúmeras espécies de árvores cultivadas no Rio Grande do Sul, deu seu primeiro passo durante a reunião entre a comissão organizadora da Semana Farroupilha e as entidades tradicionalistas locais, na semana passada.
No encontro, a coordenadoria do Parque do Gaúcho convidou as entidades a participarem do projeto. De acordo com a coordenadora do parque, Regina Quadros, os tradicionalistas avaliaram a proposta e aderiram à atividade. O plantio fará parte da programação da Semana Farroupilha e deve ocorrer no dia 15 de setembro, pela tarde.
Além das árvores, as entidades comprometerem-se em confeccionar placas para identificação da espécie. Regina destaca que a participação das entidades é muito importante. “Estamos plantando um pouco de nossa tradição e as entidades estão concretamente colocando suas raízes no Parque do Gaúcho”, relatou a coordenadora ao justificar a data do plantio, durante a Semana Farroupilha.
A ação tem a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o apoio técnico de Heitor Silveira e do engenheiro agrônomo, Jorge Hoffman.