segunda-feira, 19 de julho de 2010

SITE :bage200anos.com.br




Parque do Gaúcho - Espaço destinado ao lazer, entretenimento e difusão da cultura e dos costumes do nosso povo









Cemitério da Santa Casa - É considerado um dos mais ricos do país na arte cemiterial















Forte de Santa Tecla - Famoso ponto que marca as batalhas da história de Bagé












Rincão do Inferno - Ponto turístico natural do Município














Coreto Municipal - Localizado no centro de Bagé, na Praça Silveira Martins, Foi inaugurado dia 15 de novembro de 1927
















Galponeira - Festival de música nativista realizado todos os anos no município
















Relógio do prédio Avenida - Um marco da cidade












Avenida Sete de Setembro - Principal via do centro da cidade

















Instituto Municipal de Belas Artes - Construído em 1905, é motivo de orgulho para os bageenses











Prefeitura da Osório - Sede do poder executivo















Igreja Nossa Senhora Auxiliadora - Inaugurada em 24 de maio de 1929, foi concluída na década de 40















Pórtico - Na principal entrada da cidade, pela Avenida Santa Tecla














Relógio do antigo Mercado Público - De fabricação francesa e
datado de 1917. Foi colocado no atual local em 7 de setembro de
1983














Igreja da Conceição - As obras da antiga capela foram iniciadas em 1869 e concluídas em 1871.




















Bosque do Palacete Pedro Osório - É uma homenagem ao seu construtor, que amava as plantas.







Aeroporto Internacional CMT Gustavo Krame














Casa de Cultura Pedro Wayne - Fundada em 1902, a então Casa Vermelha era considerada uma das casas comerciais de maior bom gosto e luxo da época










Associação Rural - Fundada no dia 20 de setembro de 1904, é a mais antiga na realização de Exposições e Feiras










Centro Administrativo - O prédio da antiga Estação Ferroviária de Bagé foi inaugurado em 02 de dezembro de 1884, quando também foi inaugurada a linha Bagé - Rio Grande.












As palmeiras Imperiais da Marechal Floriano - Um dos principais cartões postais de Bagé















Clube Comercial - Inaugurado em 3 de junho de 1886, recebe alguns dos eventos mais importantes de Bagé

Obelisco


24/04/2010
Clarisse Ismério

Obelisco
Foto: Antonio Rocha
Na Praça Gaspar Silveira Martins, existe um obelisco comemorativo ao Centenário de Independência, de autoria de Henrique Tobal, inaugurado em 7 de setembro de 1922.A origem dos obeliscos está no antigo Egito, eram blocos monolíticos que representavam o primeiro raio de sol, o primeiro contato do deus Rá com os Homens.O monumento é um pilar de pedra alongado de forma quadrangular, cujo topo tem formato de pirâmide. Os lados possuem inscrições hieroglíficas. E, segundo o historiador Jacques Le Goff, os obeliscos foram os primeiro suporte da escrita, juntamente com as estelas.Os egípcios possuíam três tipos de escrita: a hieroglífica, composta por ideogramas figurativos (a mais antiga, considerada sagrada), utilizada em túmulos e templos; a hierática, usada pelas pessoas cultas, era uma forma cursiva do hieróglifo; e a demótica, uma simplificação da hierática, muito utilizada em escritos administrativos e no comércio.As inscrições presentes no obelisco deveriam narrar a vida e as glórias do governante (Faraó) responsável por sua construção, eternizando sua memória. Caso fossem apagadas as inscrições, a história se perdia.Com o passar do tempo passaram a ter funções ideológicas e políticas, mas continuaram a serem símbolos de dominação, hegemonia cultural e do poder real.O obelisco mais famoso é o de Luxor, que foi transportado para a Praça da Concórdia, em Paris, mas existem outros espalhados pelo mundo, construídos para lembrarem fatos históricos.No Rio Grande do Sul existem vários consagrados a Revolução Farroupilha, eternizando o fato em si ou seus heróis, que podem ser encontrados nas cidades de Porto Alegre, Garibaldi, Viamão, Pelotas, Piratini, Novo Hamburgo e Dom Pedrito.

Paisagismo para embelezar Bagé


16/07/2010
Simôni Costa


Canteiros foram refeitos e agora começam a receber as flores
Foto: Antonio Rocha
Reaproveitando as madeiras das pontes levadas pela enxurrada de novembro de 2009 e outras doadas após uma apreensão feita pelo Ibama Bagé começa a ganhar novos ares de paisagismo. As ruas centrais da cidade foram adornadas com modelos de canteiros centrais e agora começam a ser plantadas flores.A ideia de embelezar a cidade surgiu em 2009 e está sendo desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente, o secretário Alexandre Mello explica que a ideia de paisagismo era de usar madeiras e pedras para manter a cultura do Pampa.- Temos a questão da valorização da paisagem e da cultura do Pampa, já que a madeira é um artigo nosso e que representa o gaúcho. Além disso, o investimento está sendo muito baixo já que as madeiras foram de doações.O projeto de paisagismo faz parte das comemorações dos 199 anos e serve como uma preparação para o bicentenário de Bagé. Avenidas como a Sete de Setembro, Presidente Vargas, Marechal Floriano, Santa Tecla e a rótula do Fórum, serão as beneficiadas com diferentes tipos de canteiros. Mello explica que existe diferença entre as madeiras usadas, já que as retiradas das pontes é mais rústica se comparada com a apreendida pelo Ibama.- Os modelos dos canteiros são diferentes pelo tipo de madeira que estamos usando. Uma pode ficar em contato direto com a terra, já a outra, não e isso já faz diferença no trabalho. Mas ambas são de excelente qualidade. E o objetivo é embelezar as ruas de acesso a Bagé e também as ruas centrais, numa preparação para os 200 anos da cidade.A assinatura do projeto de paisagismo estava marcada para acontecer ontem na praça Carlos Telles (Praça da Matriz), mas precisou ser transferido porque o prefeito Luis Eduardo Colombo está viajando. Uma nova data para a assinatura deve ser marcada em breve.





Marcador conta tempo regressivo para o bicentenário




por: Cláudio Falcão

[21H:46MIN] 19/07/2010 - 200 ANOS
Marcador conta tempo regressivo para o bicentenário
No dia oficial da fundação de Bagé, no último sábado, o prefeito e equipe de governo inauguraram um contador digital regressivo, situado na Praça Esporte.

Com frio intenso e uma chuva fina, o momento lembrou as condições climáticas da região nos dias em que Dom Diogo de Souza passou por aqui, com seu exército, lançando as raízes da fundação da cidade.
O aparelho instalado se destina a mostrar para a comunidade e visitantes a contagem regressiva dos dias para a comemoração do bicentenário, no ano que vem. De acordo com o prefeito Luís Eduardo Colombo dos Santos a instalação do artefato assinala a jornada rumo aos 200 anos. “Este momento demonstra que estamos engajados na preparação dos festejos do bicentenário da nossa cidade. Já estamos trabalhando para marcar, efetivamente, esta data tão importante para a história do município”, disse o prefeito. Para a secretária municipal de Cultura Roséli Safons do Couto, o ponto será uma referência para que a comunidade acompanhe e partilhe a expectativa do aniversário. “Acreditamos que o futuro de Bagé guarda grandes acontecimentos positivos e é isto que queremos”, resumiu.
Outro local onde a população também poderá acompanhar a contagem é no relógio da Praça Silveira Martins. Além de ser uma referência para a comunidade acompanhar as horas e a temperatura, o espaço foi cedido pela rede Obino de Hotéis para fazer a contagem dos dias restantes para o bicentenário.