terça-feira, 26 de julho de 2011

A PRAÇA MAIS ANTIGA DE BAGÉ


VISITANDO O BLOG DA VELHA GUARDA DO COLÉGIO CARLOS LUWE, ENCONTREI ESTA BELA FOTO DO JORNALISTA CID MARINHO, E "ROUBEI-A" E VOU PUBLICÁ-LA AQUI TB PARA QUE MEUS SEGUIDORES TB ACOMPANHEM UM POUCO DA FORMAÇÃO DESTA BELA CIDADE.

PALAVRAS DE CID MARINHO AO BLOG DA VELHA GUARDA:

Salve, Grande Vaz!
Obrigado, por mais esta honrosa oportunidade! E, para os estudiosos de fotografia, vale lembrar que a imagem acima é mesmo bastante rara! Observem que na fotografia produzida no interior da Praça, já haviam instalados os seus belos "Chafarizes", mas, ainda não existiam os famosos sobrados que ficavam em frente ao "Coreto"... O que vemos então (ao fundo, e no centro da foto), é a fachada do extinto prédio de um só pavimento, que existiu na esquina da Av. Sete, com a Rua Mons. Costábile Hipólito, e que foi demolido em 1950, para dar lugar ao "Edifício Salim Kalil". E tal e coisa, e coisa e tal...
Att. Cid.
26/07/11 11:40

Bagé ganha parque temático

por: Glauber Pereira

[00H:59MIN] 21/07/2011 - OPINIÃO

Santa Fé não é só presente, mas está fadada a determinar o crescimento do setor turístico. Coisas da cultura, o maior tesouro de Bagé


Por trás da euforia sobre a confirmação da cidade cenográfica de Santa Fé ser construída em terreno bajeense, há uma dimensão muito mais produtiva e determinante para melhorar o futuro dos bajeenses. E essa análise pouco tem de ficção, ainda que o fator originário seja o cinema e a literatura.
Há algo de muito concreto nessa oportunidade. Em que pese ser a segunda vez que a Rainha da Fronteira passa pela oportunidade de ser cenário de produções com o peso da Rede Globo, é a primeira vez que uma estrutura física será erguida em Bagé. Isso faz lembrar de outra cidade da região, Caçapava do Sul, que recebeu sets do longa-metragem dirigido por Sérgio Silva, Anahy de Las Misiones. Para aproveitar todas as, então reduzidas, chances de exploração turísticas, o município foi presenteado com o carroção que acompanhou a saga retratada no filme e parte dos figurinos, elementos que foram por diversas vezes utilizados em iniciativas locais.
Passados quase 15 anos, é Bagé que tem a oportunidade de sediar uma grande produção e guardar registros reais o suficiente para fazer deles ferramentas de estruturação de um mercado turístico até agora insipiente. Com a cidade cenográfica de uma obra que carrega o espírito da colonização do Rio Grande do Sul – O tempo e o vento, do escritor gaúcho Erico Verissimo – o município terá a chance de ter um verdadeiro templo de adoração ao perfil do gaúcho.
A Santa Fé em Bagé, se bem direcionada, poderá se transformar em um dos maiores pontos turísticos do estado, já que vai imitar na íntegra o estilo e a estética das povoações gaúchas. Assim, poderá facilmente ser transformada em um parque temático. Imagine um parque assim, com segurança, bilheteria e espetáculos permanentes para atrair um fluxo cada vez mais crescente de consumidores do mercado dos free shops.
Santa Fé não é só presente, mas está fadada a determinar o crescimento do setor turístico. Coisas da cultura, o maior tesouro de Bagé.


FONTE JM

Bagé será Santa Fé em “O Tempo e o Vento”



por: Munique Monteiro

[00H:00MIN] 21/07/2011 - CINEMA

Depois de meses de expectativa, foi definido no final da manhã de ontem que Bagé e Candiota receberão as filmagens do filme "O Tempo e o Vento".

FRANCISCO RODRIGUES

Na Rainha da Fronteira as gravações acontecerão no Parque do Gaúcho, que será a cidade cinematográfica de "Santa Fé", e no município vizinho, no antigo cemitério Alto Santa Rosa ocorrerão as cenas de batalhas. A previsão é que em novembro comece a construção de toda a estrutura, já entre março e abril de 2012, devem iniciar as filmagens. No fim da tarde de ontem, o prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo dos Santos, concedeu uma coletiva de imprensa para fazer o anúncio oficial aos veículos de comunicação do município.
Para o prefeito, a decisão deixa a cidade num lugar privilegiado, dando ênfase que foram oferecidas todas às condições desejadas para a produção realizar as filmagens. "No ano do bicentenário, Bagé ganha uma nova cidade, Santa Fé", comemora. O momento é considerado ideal pelo prefeito, "é um grande presente para a cidade, até porque já vínhamos nessa conversação há meses", salienta. A próxima etapa é a captação de recursos para viabilizar toda a estrutura necessária à produção da película. "Nos próximos dias vamos realizar uma reunião com os deputados da região, Luís Augusto Lara, Luiz Fernando Mainardi e Afonso Hamm, além do deputado federal Ronaldo Zülke e o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia. Também estará participando dessa articulação o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Machado", ressalta. Colombo diz ser necessária uma grande preparação para a cidade receber este momento tão especial, para tanto, reunirá entidades de diferentes segmentos, para que possam estar organizadas para acolherem da melhor maneira possível os visitantes, que serão das mais variadas áreas, desde artistas e produtores, a grande mídia nacional, que gravará programas de TV, assim como produzirá materiais para revistas e sites.
Segundo o secretário de Cultura Sapiran Brito, Bagé nunca teve um evento deste porte, e dificilmente terá novamente, afirmando ser incalculável o retorno que esta gravação trará, "é a maior produção da Globo Filmes, seremos divulgados para o mundo", enfatiza. Sapiran conta que o diretor Jayme Monjardim afirmou que este é o filme da sua vida, e que a estrutura da cidade determinou que a Rainha da Fronteira fosse escolhida. Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores, ao mesmo tempo em que esta decisão é um presente aos bajeenses, também exige uma superação, "é um grande desafio", declarou. Magda destaca a necessidade do "bem receber", de realizar uma preparação intensa para viver este momento. "Vai mexer com toda a cidade", dando ênfase para a economia e dizendo que o cinema é a arte que dá mais projeção a um local.
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, também confirmou ontem que o município receberá gravações do filme. "Tínhamos muito interesse em possibilitar esta iniciativa e conseguimos. Tenho certeza que isto trará muitos benefícios para o nosso município", comemorou. Num breve encontro com o co-produtor Beto Rodrigues, na manhã de ontem, a equipe do Jornal MINUANO teve acesso aos desenhos da cidade cinematográfica de Santa Fé, que será construída no Parque do Gaúcho. Na foto em destaque nesta matéria é possível ter uma ideia do que a equipe produzirá no local.


FONTE JM