terça-feira, 30 de março de 2010

BAGÉ ANTES





CASA DE PEDRA





Na Casa de Pedra da Avenida Sete de Setembro, Bagé, RS, teria se hospedado a Princesa Isabel e o Conde D'Eu.

CORETO









Inaugurado em 15 de novembro de 1927 (data comemorativa à Proclamação da República). Sua construção foi obra do eng. Civil Lincoln Proença Borralho, Sec. de Obras Públicas da administração de Carlos Mangabeira.
Serviu de palco para bandas municipais e comícios de importantes políticos, entre eles os ex-presidentes Jânio Quadros e Juscelino Kubistchek. Na sua parte inferior funcionou, durante muitos anos, o Bar & Café, local de encontro de amigos que discutiam política, faziam poesia, etc. Funcionou também como mercearia, abrigo de motoristas de “carros da praça”, sanitários e Sede da Unidade de Artesanato (desde 4 de abril de 1982). Desde o dia 23 de julho de 2002 está funcionando como Centro de Informações Turísticas de Bagé.
Antes da sua construção, havia no local um “chalet” de madeira, inaugurado em 1899. O Chalet esteve em funcionamento por 28 anos.

PARQUE DO GAÚCHO






O Parque do Gaúcho é um projeto que visa um espaço destinado ao lazer , entretenimento e difusão da cultura e dos costumes do povo nosso povo, proporcionando dessa forma, uma maior destaque à figura do Gaúcho, incentivandoo Turismo e a geração de emprego e renda em nossa região.

O Parque do Gaúcho situa-se à quatro quilomêtros do centro da cidade, com acesso principal pela Avenida Visconde Ribeiro de Magalhães e acesso secundário pela estrada do Quebracho. Dispõe de uma àrea de 243 hectares, com estrutura de água, energia elétrica, rede de esgoto com estação de tratamento.

O Parque foi inaugurado em 03/11/2006.

Estrutura Física Existente

Cancha de Lides - destinada a lides e festas campeiras;
Anfiteatro - Concha acústica com arquibancadas fixas para a realização de eventos artísticos e culturais;
Cancha reta - com 4 raias e uma de serviço, destinada a corridas de Cancha Reta;
Acampamento Campeiro - estrutura de acampamento com água, luz e sanitários para atender as festas campeiras;
Pias e Churraqueiras - localizadas no Bosque de eucaliptos, sendo que no total são 06 módulos de pias e lixeiras e 120 churrasqueiras.

RUAS





CEEE





GINÁSIO MILITÃO


HOTEL DO COMMÉRCIO





PRIMEIRO HOTEL COM PIAS E ÁGUA ENCANADA DO ESTADO.

IMBA





O IMBA funciona no antigo Solar da Sociedade Espanhola. O prédio começou a ser construído em 1890 (a primeira etapa foi finalizada em 1905) e foi totalmente concluído em 26 de maio de 1929. Até 1934, a Sociedade Espanhola alugou o Solar ao Clube Comercial, para arrecadas recursos para a conclusão da obra.
O Instituto Musical de Belas Artes foi fundado em 10 de abril de 1921, pelos professores Guilherme Fontainha e Maestro José Corsi. O então denominado Conservatório de Música possuía os cursos de Teoria Musical, Solfejo e Piano.
Foi municipalizado em 05 de abril de 1927, durante o governo de Carlos Mangabeira. No mesmo ano foram incluídas as cadeiras de Canto e Violino. Em 1937 foi elevado a categoria de Instituto Musical de Belas Artes, pelo prefeito Dr. Luiz Mércio Teixeira.
O Instituto vem descobrindo talentos entre os bageenses e cumprindo um importante papel na vida cultural da cidade. Atualmente tem como Entidade Mantenedora a Prefeitura Municipal, e está ligado à Secretaria Municipal de Cultural. A diretora é a Sra. Oraides Lenir da Rosa Silva. Possui 28 professores e aulas de: ballet, piano, violão, acordeão, violino, musicalização, bateria, flauta, instrumentos de sopro, contrabaixo, teoria musical e canto. Como atividades complementares possui: danças moderna, ginástica, capoeira, coral, ioga, tai chi chuan e dança do ventre. Tem ainda: orquestra, banda marcial, conjunto de flautas e cordas e grupos de dança.

PALACETE PEDRO OSÓRIO





































O prédio foi construído no início do século XX pelo médico Dr. Pedro Osório e está localizado na avenida Tupy Silveira, 1436. Possui estilo neoclássico, com mármore, vitrais e ferro. Há quem diga que é uma réplica de uma casa existente em Bologna, na Itália. Outros dizem que é réplica de uma casa em Paris, que teria inclusive os dois cachorros. As duas estátuas dos cachorros, em ferro fundido, foram colocadas alguns anos depois da sua conclusão. Existe, junto ao prédio, um bosque plantado por Pedro Osório, que era apaixonado por plantas e árvores. Até hoje o bosque é orgulho para os bageenses. A partir de 1955 foi sede do Colégio Estadual Carlos Kluwe e hoje abriga a Secretaria Municipal de Cultura. Fone (53) 3242 9012.

1º PRÉDIO CONSTRUÍDO EM BAGÉ


PRÉDIO DA EMATER



BLOG

CENTRO ADMINISTRATIVO































































































O prédio da antiga Estação Ferroviária foi inaugurado em 2 de dezembro de 1884, quando também foi inaugurada a linha Bagé – Rio Grande. A Estação Telegráfica da Estrada de Ferro, inaugurada um pouco antes, funcionava no mesmo prédio. Em 1924, o prédio foi destruído por um incêndio. No mesmo ano, o novo prédio começou a ser construído, funcionando com Estação Ferroviária até mais da metade do século XX. Foi feita uma permuta com a Viação Férrea e começou a funcionar no prédio o Centro Administrativo de Bagé, em 1980.