segunda-feira, 11 de julho de 2011

Elevador do Imba conclui revitalização do prédio

por: Calvin Furtado

[01h:05min] 12/07/2011 - PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A obra de instalação do elevador, colocação de corrimãos, e de rampas metálicas móveis está concluída.


A intervenção encerra a terceira etapa do projeto de revitalização do prédio do Solar da Sociedade Espanhola, onde funciona o Instituto Municipal de Belas Artes (Imba). Iniciado em 2007, o projeto de revitalização recebeu um investimento na ordem de R$ 400 mil.
O secretário municipal de Coordenação e Planejamento (Scoplan), Luís Alberto Gonçalves Silva, confirma que a empresa responsável pela terceira etapa da obra concluiu os trabalhos há alguns dias. A diretora do Imba, Leila Cadeba, disse que a estrutura já é utilizada em casos de necessidade. “Já temos esta opção para os casos necessários, mas mantemos o controle para que a gurizada não vá brincar no elevador. O importante é que já podemos oferecer a benfeitoria ao público, principalmente em recitais e festivais”, explica.
O secretário municipal de Cultura, Sapiran Brito, lembra da realização do Festival Internacional Música no Pampa (Fimp) durante os dias 20 e 30 de julho. “O fundamental é poder utilizar o equipamento para quem precisar. A estrutura está pronta e é uma ótima notícia para o Fimp”, justifica. No entanto, Brito ressalta que não há programação para uma solenidade de inauguração do elevador e encerramento do projeto de reforma.
A presidente da Sociedade Espanhola (instituição proponente da reforma), Guilhermina Gonzáles, lembra parte da história do prédio. “Primeiro ele seria a sede da Sociedade Espanhola em Bagé, seria ocupada a parte de cima e alugada a área inferior. Em seguida, funcionou ali o Clube Comercial, até a construção da sede própria. Nesse meio tempo construímos uma sede aqui na rua Monsenhor Costábile Hipólito, aí alugamos o solar para o instituto”, explica.
A última etapa da obra foi executada ao custo de aproximadamente R$ 60 mil. Para Guilhermina, a revitalização comprova o bom gosto dos espanhóis em relação à arquitetura. “Para nós é uma vitória, é um prédio tombado que representa a comunidade espanhola. É fruto de um esforço enorme, e o elevador conclui as adequações do prédio para pessoas que tenham essa necessidade”, afirma.




FRANCISCO RODRIGUES

ESTRUTURA: em funcionamento

Aeroporto de Bagé confirmado na rota da Copa do Mundo 2014

por: Munique Monteiro

[22h:42min] 12/07/2011 - VOO
No dia 5 de abril deste ano, o Jornal MINUANO já antecipava que o Aeroporto Comandante Kraemer poderia receber jatos e aviões particulares durante a Copa do Mundo 2014,...

ARQUIVO JM

COMANDANTE KRAEMER: uma das opções dos proprietários de aeronaves o que agora foi confirmado pelo secretário extraordinário do evento, João Bosco Vaz, da Prefeitura de Porto Alegre. Como a capital gaúcha é uma das cidades-sede, receberá um grande fluxo de turistas, e a maioria se deslocará até a cidade por meio de avião, o que deverá lotar a capacidade do hangar do aeroporto Salgado Filho.
Conforme Vaz, os aeroportos de Bagé, Pelotas e Uruguaiana já estão confirmados pela Infraero para atender a demanda excedente do aeroporto da Capital. Segundo Vaz, quem fez essa sinalização foi o superintendente da Infraero da região Sul, Carlos Alberto de Souza. “Como a Fifa exige estacionamento exclusivo para as aeronaves, e o fluxo será grande, a alternativa será usar os aeroportos dessas cidades”, comenta. O secretário deixa claro que o espaço será utilizado como garagem para aeronaves, outros aeroportos também estão sendo cogitados, porém, confirmados apenas os três já citados.

Exposição de carros antigos durante a Expo Alto Camaquã










2º EXPO ALTO CAMAQUÃ











MARCENARIA NUNES

Móveis rústicos e aberturas em geral

CONTATO: darliperoba@hotmail.com

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Prefeitura elabora projeto de revitalização do Forte de Santa Tecla
A Prefeitura de Bagé, dentro do Plano de ação das cidades históricas, está elaborando um projeto para a revitalização do forte de Santa Tecla.
Já foram realizadas três reuniões no Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) para tratar sobre o projeto, que foi muito bem acolhido pela presidente superintendente da instituição, Ana Meira, segundo informa a coordenadora de comunicação da prefeitura. Conforme o secretário de Habitação Antônio Augusto Nadal, já foi feita uma pesquisa histórica sobre o local: “Com a análise nós avançamos nas informações históricas, temos fonte de que o forte foi um antigo posto jesuíta no período das Missões, na época em que foi introduzido o gado no Estado”.
Dentro das comemorações dos 200 anos, que iniciam amanhã e se estendem até 2012, além desta, está a revitalização de vários prédios históricos como a antiga hidráulica e a antiga oficina de soldas da rede ferroviária, onde será implantado o Complexo do 21. Após a conclusão do projeto do forte de Santa Tecla começa a etapa de captação de recursos, que será feita através da Lei Rouanet.

FONTE JM

Aproximar-se da Rainha da Fronteira

O destino nesta viagem esta a 60 km do Uruguai.
Aproximar-se da Rainha da Fronteira é conhecer um pouco da cultura e história de uma terra de grandes tradições!
Em termos de patrimônio esta cidade oferece belezas como os museus DON DIOGO DE SOUZA (uma das construções mais antigas e belas de cidade inspirada no palácio de Queluz em Portugal, inicialmente construído para funcionar como hospital, hoje abriga um grande acervo que retrata a história da região), o DA GRAVURA BRASILEIRA/CASA DE CULTURA PEDRO WAYNE ( ponto de referência para apreciadores de todas as formas de expressão artística )e o prédio da PREFEITURA MUNICIPAL ( com mais de cem anos, o belo edifico já abrigou uma cadeia e a câmara dos vereadores ). Ainda entre os locais que vale a pena conferir estão : CLUBE CAIXEIRAL, CLUBE COMERCIAL, PALACETE PEDRINHO OSÓRIO, IMBA - INSTITUTO MUSCIAL DE BELAS ARTES, FORUM, edificações que compõem a riqueza arquitetônica da cidade que pode ser vista em cada rua e detalhe. Um potencial que está em todos os lugares, um presente aos olhos de quem visita essa terra que tem orgulho do seu patrimônio e não deixa de apostar no seu futuro.
Além de locais fascinantes, as Igrejas da cidade ( IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, IGREJA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO ) são testemunho de grandes acontecimentos históricos, a exemplo da catedral da cidade que já recebeu monarcas e serviu como hospital durante a Revolução Federalista.
Bagé oferece também belezas naturais em meio aos casarios antigos. As praças DA REDENÇÃO, CARLOS TELLES e SILVEIRA MARTINS são um convite ao relaxamento.
Para os que gostam de esportes a cidade apresenta a completa estrutura do ginásio poli esportivo PRESIDENTE MÉDICI que é uma homenagem ao ex-presidente da República, nascido em Bagé.
No CERRO DE BAGÉ pode-se obter uma boa vista panorâmica da Rainha da Fronteira.
A cidade conta ainda com uma estrutura para quem resolve pernoitar e desfrutar um pouco mais do famoso frio da região pois além de hotéis tradicionais, há ainda os famosos hotéis fazenda ( POUSADA DO SOBRADO, ESTANCIA LIMOEIRO, FAZENDA SÃO JOSÉ, POUSADA SÃO MARCOS, COLINA VERDE POUSADA E ESTANCIA RETIRO ).
Bagé é um convite ao rústico ...
O Brasil RS já teve a oportunidade de também experimentar Bagé através de sua relação com o cavalo crioulo (fizemos incomparável passeio pelas maravilhas da Estância São Francisco), e, deliciosamente através da gastronomia por conta do tradicional churrasco, atividade homenageada até com um grande evento local (a famosa ‘Festa do Churrasco’ que compõe a agenda de grandes acontecimentos juntamente com os eventos tradicionais do cavalo crioulo e de esportes e aventura).
Enfim ... Algumas vezes temos a oportunidade de traçar e conhecer caminhos como este, Bagé, que ficarão para sempre guardados na memória.

Mamãe faz 200

por: Sapiran Brito

Como toda mulher faceira, mamãe nega a idade. Ela diz que, agora, dia 17, estará fazendo 200 anos.
Cá pra nós e que ninguém nos ouça, mamãe é bem mais antiga, mas no momento agarra-se à cronologia do calendário para se fazer mais jovem, só assim pode se apresentar faceira sem cair no ridículo. Ao longo do tempo submeteu-se a várias cirurgias plásticas para escapar das marcas do tempo e apresentar-se sempre formosa, afinal, ela tem muitas rivais que, mesmo não chegando aos pés de sua beleza, tentam a ela se equiparar. Aí, ela cai em contradição e exclama: “eu sou a quinta mais antiga”. Logo se dá conta e, triunfante, repara: “porém, entre vocês todas, eu sou a rainha”. E segue no seu passeio, airosa e altaneira, transitando entre as mais prendadas.
Mãe de muitos filhos, nunca quis casar, porém, de quatro em quatro ou oito em oito anos, troca de namorado que vai à loucura quando dispensado tal o fascínio que essa senhora exercer sobre os homens. Se por um lado é totalmente desapegada aos amantes, dá-se de corpo e alma aos amados. Abriga, acarinha e ama seus filhos com inaudita força, quase ao ponto de sufocá-los; sofre pelos que a abandonaram e chora pelos que partiram. Brinda a todos com talentos vários que são o seu orgulho e a sua gratificação. Acolhe os adotivos com o mesmo carinho que dedica aos naturais. Como boa mãe, para ela todos são iguais, nenhum tem defeito e ai de quem os magoe, sobre estes, ela lança pragas e maldições.
Quando chega perto do seu aniversário, ficamos todos pensando que mimo lhe oferecer, logo a ela que já recebeu todo tipo de presente e ficamos matutando que coisa original poderíamos lhe oferecer nesta data. Me atrevo a dizer que sei o que ela quer, pois sou daqueles que também sabe aprender com os mais novos e ouvi de meu filho, Zeca, um dia desses, a frase: “os 200 anos são apenas uma desculpa para nos amarmos mais”. Não é que o danado do guri tinha razão, é só isso que a velha quer. Que venhamos todos a diminuir o nível de exigência para com o outro. Que paremos de julgar nossos irmãos e que passemos a descobrir qualidades onde até então só víamos defeitos, que cheguemos ao ponto de eliminar os preconceitos e que risquemos do nosso vocabulário a palavra inimigo. É só isso que mamãe quer, que nos enxerguemos como ela nos vê, ou seja, todos iguais. Sem distinção de credo, classe, cor ou capacidade intelectual. Para ela, somos todos bebês, crianças imaturas em busca da felicidade, por isso ela consola nossa dores e cura nossas chagas e espera que façamos o mesmo com os nossos irmãos, maiores ou menores, e, se não for assim, ela ralha conosco e nos põe de castigo, porque mamãe sempre sonhou com uma grande família unida e fraternal.
Agora, no bicentenário, teremos mais uma oportunidade de deixá-la contente, que é de lhe oferecer um presente diferenciado, já que lhe oferecemos tanto trabalho, realizações e brilhos, chegou o momento de retribuir entregando algo que possa ser compartilhado com todos, como fatias de um grande bolo -e tem que ser de três camadas: uma de amor, outra de mais amor e mais uma de muito amor!

FONTE JM