quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Interior Igreja N.S.Conceição














Interior Igreja Auxiliadora














A velha bica de Bagé

Memória Farroupilha

Pedro Wayne

Guarany F.C

Futuro com preservação

por: Glauber Pereira

A própria formação do conselho foi determinada pela Justiça depois que duas obras destruíram parte de prédios históricos da cidade

O município viu começar, ontem à tarde, a solução para um dos principais problemas advindos do surto de crescimento imobiliário experimentado pela Rainha da Fronteira nos últimos cinco anos. Depois de ser constituído em boa parte por pressão do Ministério Público, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Bagé (Compreb), elegeu sua presidente. Num misto de cautela e de esperança, os conselheiros escolheram o nome da arquiteta Vera Ramos para conduzir os destinos de um grupo que já vislumbra um volume de demanda que o transforma em um núcleo estratégico para a cultura local.
Tendo por diretriz a preservação, o Compreb deverá intermediar um verdadeiro conflito que se estabeleceu no ambiente da construção civil de Bagé, tendo como principais contendores os construtores e as entidades ligadas ao patrimônio histórico e atividades artísticas. O maior exemplo da importância do conselho pode ser exemplificada pela urgência. A própria formação do conselho foi determinada pela Justiça depois que duas obras destruíram parte de prédios históricos da cidade, gerando mobilizações populares e ações liminares.
Assim, a escolha de Vera Ramos aponta para uma opção sábia. Os conselheiros aprovaram a presidência de uma profissional da arquitetura com vasta experiência de mercado que, portanto, deve conhecer pretensões e anseios de uma cidade que vislumbra a necessidade de crescimento. Por outro lado, também uma acadêmica acostumada a orientar e formar profissionais engajados com a necessidade de construir de maneira sustentável e de forma a respeitar os ícones de uma cultura material importante e bicentenária. Isso sem falar na experiência da professora na participação de um conselho semelhante que já atuou no município.
É com o foco numa mediação justa que a diretora do Centro de Ciências Exatas e Ambientais da Urcamp pretende firmar um discurso unificado e convicto, capaz de dar ao conselho uma personalidade forte, mesmo com a liberdade individual da manifestação de seus integrantes. Aliás, o conselho deverá instalar nos próximos dias um endereço eletrônico para receber opiniões e sugestões diretas da comunidade. O trabalho já começou.

Fonte JM

Conselho do Patrimônio Histórico elege presidente

por: Calvin Furtado
O primeiro encontro após a posse do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Bagé (Compreb) elegeu a diretora do Centro de Ciências Exatas e Ambientais da Urcamp, Vera Ramos,..
VERA RAMOS como presidente e o representante do Grupo Ecoarte, o arquiteto e servidor público, Guilherme Rodrigues Bruno, como secretário. Os dois serão responsáveis pela condução do trabalho. A reunião ocorreu ontem, no Salão Oval da prefeitura, e contou com representação de todas as entidades que integram a entidade.
O prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos elogiou a disponibilidade da equipe que compõe o Compreb. “É um importante conselho para a cidade, principalmente pelo quórum. Isso demonstra vitalidade e vontade de participar. A força do governo está no conjunto”, disse.
O conselho é responsável pelo tombamento de imóveis, fiscalização da legislação, formação de novas diretrizes, promoção da preservação, e por determinar ao Executivo a aplicação de penalidades cabíveis a pessoas físicas e jurídicas que não executem a preservação. No encontro, os conselheiros discutiram a danificação recente de uma das torres do castelinho do bairro Jardim do Castelo.
Nesse sentido, uma das suplentes do conselho, Norma Vasconcellos, destacou a importância da entidade. “A necessidade urge, a cidade está sendo desmanchada”, disse. O secretário eleito do Compreb destacou a necessidade de diálogo. “Um dos problemas atuais é a fragilidade conceitual, todo mundo veio com boas intenções, mas ainda não temos uma linguagem comum”, disse. Já a presidente reconhece que o Conselho assume funções com demandas bastante urgentes frente ao contexto de crescimento que a cidade experimenta, contudo, é preciso ampliar o conhecimento sobre os principais desafios. “Uma das certezas é que a participação do grupo será permanente e frequente e, nisso, será possível respeitar a identidade cultural sem que a cidade fique congelada no tempo”, conclui Vera Ramos.
A partir de agora, os conselheiros se atem na discussão do regimento interno do Compreb, que definirá as atribuições e periodicidade das reuniões. A próxima reunião já está marcada para a próxima quarta-feira, às 18h, na Secretaria de Cultura.


Fonte JM