sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Paula Fernandes confirmada na 100ª Expofeira de Bagé

A música sertaneja está confirmada na 100ª Expofeira de Bagé. O show de abertura será no dia 5 de outubro, às 22h, com a dupla de sertanejos universitários Jorge e Mateus. Já o show de encerramento será dia 14 de outubro, às 20h, com a musa do sertanejo romântico, Paula Fernandes. O presidente da entidade, Paulo Ricardo Dias, informou que os artistas foram escolhidos pelo fato de serem os mais expressivos no cenário musical neste momento, mostrando a importância da comemoração que tem relevância nacional. “Esta é a primeira feira agropecuária do Brasil a completar 100 edições”, enfatizou. Os dois espetáculos prometem levar mais de 20 mil pessoas à Associação e Sindicato Rural. A venda dos ingressos está marcada para acontecer no dia 3 de setembro. O mesmo passaporte dá direito à entrada nos dois shows. No primeiro lote o passaporte de pista custará R$ 30 e o passaporte vip será comercializado por R$ 60. Por se tratar de uma venda promocional, serão comercializados apenas cinco passaportes por pessoa. A equipe da GDO Produções, responsável por promover as atrações musicais inéditas na cidade, garante que o público irá conferir uma estrutura de som e luz de excelente qualidade. O Jornal MINUANO é parceiro dos shows da 100ª Expofeira de Bagé e, em breve, divulgará as promoções para o evento. Cantora A cantora e compositora mineira Paula Fernandes ficou conhecida nacionalmente após o lançamento da música Jeito de Mato, que fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, exibida na Rede Globo em 2009. Em seguida ela emplacou com as canções Eu sem você, Pra Você, Sensações, Sem Você, Pássaro de Fogo e Long Live entre muitas outras. Jorge e Mateus Os goianos Jorge e Mateus formaram dupla em 2005. Eles são os responsáveis por algumas das músicas mais animadas do sertanejo universitário como Pode Chorar, De Tanto te Querer, Voa Beija Flor, Querendo te Amar, Amo Noite e Dia, Vou Fazer Pirraça e Mistérios. fonte JM

Lançada a campanha Luzes no Pampa Natal 2012

por: Dora Beledo [23H:36MIN] 24/08/2012 - NATAL Mais de 30 cotas já foram comercializadas e a meta é chegar a 200. O Natal deste ano deve iluminar o centro da cidade. Foi lançada, ontem, a campanha Luzes no Pampa Natal 2012, que prevê a instalação de iluminação natalina na avenida Sete de Setembro, além de várias outras atividades alusivas ao Natal. A iniciativa da campanha é da Aciba, AJE, Apatur, CDL, Cobame, Sindilojas e PGQP, com o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Bagé. O projeto, comentou o presidente da Aciba, Walmor Coradini Júnior, tem o objetivo de promover, incentivar e divulgar o espírito de Natal envolvendo e motivando a comunidade, bem como alavancar as vendas natalinas no comércio local. O produtor cultural Ruben de Oliveira, que já organizou o Natal Luz de Gramado, revelou que o trabalho a ser desenvolvido em Bagé é inspirado no clima da festa realizada na Serra Gaúcha, mas respeitando as peculiaridades da região da Campanha. O projeto irá valorizar os pontos centrais da cidade, tornar o passeio público um atrativo para a comunidade local e os visitantes, assim como alavancar o turismo e fomentar o comércio local. “Criando hábitos na comunidade de valorização e apreciação da arte e da cultura”, encerrou. Programação Além da iluminação da avenida Sete de Setembro, entre a Praça Esporte e a Praça da Catedral, o Luzes no Pampa Natal 2012 também prevê um evento para a chegada do Papai Noel, a realização de serenatas e autos de Natal, a apresentação de orquestras, a iluminação de prédios históricos, a montagem de um presépio e uma árvore de Natal nas principais praças da cidade, a abertura da Casa do Papai Noel no Coreto e também passeios de Maria Fumaça pelos principais pontos turísticos de Bagé. A expectativa é de que, até novembro, a decoração comece a ser instalada e todas as atrações sejam lançadas. Empresas Para que o projeto Luzes do Pampa Natal 2012 se realize a estimativa é que seja necessário um investimento de R$ 300 mil. Esse valor, disse a coordenadora da comissão organizadora da campanha, Clori Peruzzo, será arrecadado da seguinte forma: R$ 100 mil repassados pela prefeitura, R$ 100 mil por patrocinadores e os outros R$ 100 mil obtidos através da compra de cotas por parte do comércio. Cada empresa ou profissional autônomo pode adquirir, no mínimo, uma cota de R$ 500 que dá o direito a usar uma árvore-símbolo do projeto em sua vitrine ou ambiente de trabalho. Esse valor pode ser parcelado em até cinco vezes. Até o momento já foram comercializadas mais de 30 cotas, e o objetivo é alcançar a meta de 200 vendidas. Comissões formadas por integrantes das entidades apoiadoras do evento estão visitando as empresas da cidade. “Estamos abertos a novas ideias e novas formas de captação de dinheiro. O importante é que não se deixe apagar o brilho e a magia do Natal”, encerrou. fonte JM

O cerco de Santa Fé

por: Melissa Louçan [23H:14MIN] 24/08/2012 - TURISMO Após ser palco de romances, batalhas e fugas, agora a cidade de Santa Fé tornou-se um local seguro.
FRANCISCO DE ASSIS Após ser palco de romances, batalhas e fugas, agora a cidade de Santa Fé tornou-se um local seguro. A cidade cenográfica, construída no coração do Parque do Gaúcho, recebeu investimentos do governo municipal com o cercamento de toda a área. A medida é uma forma de evitar depredação no local. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores, a iniciativa é parte do projeto de conservação do local, que inclui, além do cercamento e segurança, manutenção constante nos prédios. No local também já é possível adquirir peças de artesanato do pampa durante os finais de semana, além do almoço, que é servido todos os domingos, no galpão do parque. “Nós queremos oferecer condições de conforto para os visitantes, especialmente os que vêm de fora para conhecer a cidade”, afirma. Atualmente, Santa Fé é o ponto turístico mais visitado da cidade, conforme afirma a secretária, com fluxo de mais de mil pessoas por semana. Por isso se faz necessária a manutenção constante, a fim de receber e atrair novos visitantes. A curiosidade sobre a edificação da cidade mais famosa da literatura brasileira é tamanha que Bagé já começa a registrar fluxo de visitações de outras cidades. “Amanhã (hoje) uma escola de Sant’Ana do Livramento vai realizar uma visita guiada ao local com técnicos da secretaria. Também já temos visitas marcadas para setembro de grupos de Rio Pardo, Passo Fundo, Osório e Santa Maria. Se agora o movimento já está assim, imagina quando tiver o centro histórico no local?”, comemora. O centro histórico citado pela secretária refere-se ao projeto de criação de transformar o local em Centro Turístico Internacional de Santa Fé. No momento, o pré-projeto está em fase de liberação. A captação de recursos para execução será realizada após a apresentação do projeto final, que prevê a ocupação dos prédios com comércio e restaurantes, além do próprio centro histórico. A cidade cenográfica fica aberta para visitação nos finais de semana, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para roteiro durante a semana, as visitas devem ser previamente agendadas na secretaria. fonte JM