Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Abertura do Festival de Cinema da Fronteira acontece no sábado
por: Melissa Louçan
[22h:20min] 08/12/2011 - CINEMA
Após diversas oficinas voltadas para a área cinematográfica durante todo o ano de 2011, Bagé realiza, a partir deste final de semana, o 3º Festival de Cinema da Fronteira.
ARQUIVO/JM
Considerada um novo polo cinematográfico do Sul do país, a cidade consolida a imagem ao sediar o festival, que, este ano, ganhou status internacional.
Curadora do evento, a jornalista e crítica de cinema Aurora Miranda Leão explica que um dos diferenciais deste ano é a mostra binacional, em que estarão incluídas as obras de nove países, entre eles Uruguai, Argentina e Irã. Além disso, um novo molde de exibição também foi projetado. A Sessão Bandida acontece na sexta-feira, a partir da meia-noite, no Teatro de Santa Thereza. O primeiro filme exibido será O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, considerado um dos 20 melhores filmes do mundo, segundo Aurora. “Objetivamos um novo despertar para a mente e a consciência com estas exibições. Mostrar que é preciso estar atento e parar para pensar frente às situações vivenciadas” disse.
A abertura oficial acontece no sábado, às 18h, no bosque da Secretaria Municipal de Cultura. Em seguida, acontece a apresentação do grupo teatral Falos e Stercus, de Porto Alegre, com o espetáculo Mitologias do Clã.
O filme Anahy de las Missiones também entra na programação da abertura oficial. O longa será exibido gratuitamente no Cine Sete, a partir das 22h. Aurora conta que o filme foi escolhido por ser um marco na representação do cinema gaúcho após a retomada do cinema nacional. “É um clássico, tendo sido o primeiro a dar visibilidade para a produção do Estado após o governo Collor, época em que a produção do país inteiro decaiu muito” disse ela.
No domingo, a partir das 14h, acontece a Mostra Yaya Vernieri na Vila Vicentina, José e Auta Gomes, com a exibição de vários curtas-metragens, entre eles O Sabiá, do bajeense Zeca Brito. No mesmo horário, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, será exibido o longa Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo, seguido da mostra binacional. A partir das 16h, a Mostra Yaya Vernieri segue no Centro do Idoso. Às 18h, o longa gaúcho Netto perde sua alma estará em cartaz no Cine Sete. A Praça da Catedral também entrará no roteiro. A partir das 21h30min, o filme El Baño del Papa será exibido gratuitamente no local. A programação do final de semana será encerrada com festa no Espaço MadreMaria, com a exibição do documentário O Anjo Preto, de Gui Castor.
Toda a programação pode ser conferida no site www.festivaldafronteira.com.br.
Assinar:
Postagens (Atom)