sexta-feira, 16 de julho de 2010

A estação de Bagé








A estação original de Bagé, em foto do final do século 19. Foto extraída do livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987, p. 126





O prédio atual da estação de Bagé, em foto dos anos 1930.Foto extraída do livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987, p. 127







A estação de Bagé em 09/1997. Foto Alfredo F. Rodrigues, acervo Kelso Médici








2006
2010
Linha Cacequi-Maritima-km 835,357 (1960)

RS-0684
Inauguração: 12.12.1884
Uso atual: Prefeitura Municipal
sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929

HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.

A ESTAÇÃO: A estação de Bagé foi inaugurada pela Southern Brazilian R. G. do Sul Railway em 1884 como ponto terminal do trecho construído entre Rio Grande e esta estação. Em 1896, foi entregue o trecho entre esta estação e São Sebastião, mais ao norte; finalmente, em outubro de 1900, a linha foi finalmente unida a São Gabriel, permitindo a união entre Cacequi e o porto do Rio Grande. Um ano antes, segundo Souza Dias, a estação passou à administração da Cie. Auxiliaire, que estava construindo o último trecho citado. Em 24/10/1924, a estação foi destruída por um incêndio, "ficando apenas de pé as paredes laterais e a cobertura da plataforma". Foi então construída uma estação provisória de emergência. Em 1929, foi entregue a estação atual, que a substituiu. Nos anos 1970, os trilhos foram retirados e a linha passou a correr mais por fora da cidade, alcançando o antigo pátio da estação de Santa Teresa, que hoje é o pátio de manobras. O antigo prédio, então, transformou-se em centro administrativo do município de Bagé. (Veja também BAGÉ-NOVA)(Fontes: Alfredo F. Rodrigues; Kelso Medici; Guias Levi, 1940-1981; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; VFRGS: Relatório, 1924; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht)
A estação original de Bagé, em foto do final do século 19. Foto extraída do livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987, p. 126

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