Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Livro resgata história da comunidade de Olhos D'Água
por: Melissa Louçan
[23H:00MIN] 17/02/2012 - HISTÓRIA
Figura reconhecida na comunidade de Olhos D'Água, o aposentado João Carlos Pinto da Silva, 63 anos, presidente da associação de moradores e produtores rurais do local, teve uma ideia inusitada.
Francisco Bosco
Para angariar recursos para a construção da sede da associação, escreveu com o auxílio de vários colaboradores, um livro de resgate histórico do povoado. Agora, espera conseguir apoio da comunidade, que ao ler e conhecer a história local, se encante pelas belezas naturais e pelos "causos" da localidade.
Silva conta que a iniciativa surgiu após receber uma área como doação do deputado Afonso Hamm. "Ele foi lá na vila inaugurar uma escola. Como sobrou um espaço entre a escola e outro prédio ao lado, perguntei se seria possível construirmos nossa sede ali e ele atendeu o pedido. Mas agora falta o resto do material para tocar a obra", explicou.
Segundo ele, em conversas com amigos, surgiu a possibilidade de escrever o livro, relatando a história da vila, abrangendo diversos setores, como educação e saúde. "É uma obra sobre tudo e todos. Falamos das primeiras escolas, as professoras mais antigas que lecionaram lá, o surgimento do Clube de Mães, da Abaleite", disse. Mas não só a história como também a arte tem espaço na obra. Uma série de poemas do compositor Eron Vaz Matos ressalta as belezas naturais e os acontecimentos de Olhos D'Água.
A obra, intitulada Livro Ouro da Comunidade de Olhos D'Água, é um volume único, confeccionado com auxílio da Emater e Plancópias. Silva conta que, quem desejar contribuir com a construção da sede, terá um espaço especial reservado no final do livro. "Como só temos um volume, essa foi a única forma que conseguimos de angariar recursos e dar retorno aos apoiadores. Mas se conseguirmos todo o dinheiro para a construção e sobrar, o interesse é fazer mais cópias do livro para os moradores da região", adiantou ele.
Interessados em adquirir um espaço na história de Olhos D'Água, podem entrar em contato com Silva através do número 9949 1010.
FONTE JM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário