Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Os preparativos para uma guerra
por: Melissa Louçan
[22H:27MIN] 16/02/2012 - CINEMA
A produção do filme "O tempo e o vento" reuniu cerca de 20 representantes de entidades tradicionalistas na tarde de ontem.
REPRODUÇÃO JM
O encontro foi um convite oficial para os cavaleiros dos piquetes e Centros de Tradição Gaúcha participarem do longa-metragem. Após realizar seleção para figuração do filme, a produção agora está em busca de cavalarianos para as cenas de batalha.
Conforme explica o assistente de direção, Zeca Brito, serão necessários cerca de 800 cavaleiros para as cenas descritas nos livros. Cerca de 200 já foram confirmados, mas ainda faltam 100 para a tomada das Missões, 500 para a Revolução Cisplatina e mais 100 para a Revolução Farroupilha. "É importante ressaltar que os cavaleiros deverão atuar com cavalo e arreios próprios, que não serão fornecidos pela produção. Por isso estas participações receberão remuneração, com valor ainda não estipulado", adiantou Brito.
Zeca explica que as filmagens das cenas de batalha estão previstas para iniciar na segunda quinzena de abril, mas os cavaleiros devem ser escolhidos antes para participarem de um preparo prévio realizados pela produção. "Alguns cavaleiros selecionados também serão instruídos em esgrima para dar maior veracidade ao texto", afirmou.
A produtora de figurinos, Marta Hentschke, explica algumas peculiaridades no vestuário e arreios dos cavaleiros. "Todo o material de montaria utilizado deve ser o mais antigo possível, como sela, cola de pato, e preferencialmente, não conter nada de inox ou nylon e também não podemos mostrar cavalos tobianos, que não existiam na época", disse.
Jorge Luís Rosa e Itamar Latorre estavam presentes à reunião, representando o Piquete São Domingos, que atualmente conta com 80 cavalarianos. Rosa explica que espera poder participar da produção, que é um modo de exaltar a cultura gauchesca. "Nós fomos convidados para vir na reunião e nos informarmos sobre o processo. Depois que tivermos todas as informações, vamos repassar para o pessoal do piquete e quem tiver interesse, pode se inscrever. Mas com certeza é uma oportunidade única de participar de uma coisa tão grandiosa, que projeta a nossa cultura para o mundo", afirmou.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail elencofilmebage@gmail.com e devem conter, além das informações pessoais e algum contato, foto de rosto e foto montado a cavalo. Mas Marta afirma que preferencialmente, os interessados compareçam na Secretaria Municipal de Cultura, das 9h às 12h e das 14h às 19h.
FRANCISCO BOSCO
EM BUSCA DE CAVALEIROS: produção procura guerreiros para cenas de batalha
FONTE JM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário