Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Grades protegem novo busto de Dom Diogo
[23H:36MIN] 20/07/2012 - HISTÓRIA
Depois de quase uma década sem o busto do fundador da Rainha da Fronteira, a praça Dom Diogo de Souza está completa novamente.
FRANCISCO DE ASSIS
OBRA: confeccionada em concreto para não atrair vândalos
As novidades ficam por conta do material utilizado na peça e também da grade que cerca a obra.
O busto de Dom Diogo de Souza foi colocado na praça que leva o mesmo nome, em frente ao Cemitério, na década de 60. Confeccionado por Antônio Caringi, a peça em bronze pesava cerca de 40 quilos. Ela permaneceu naquele local até o início desta década, quando foi levada por vândalos.
Este mês o busto de Dom Diogo de Souza voltou para o pedestal original, graças a iniciativa da Sociedade Beneficência Portuguesa em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Algumas medidas foram tomadas para que a obra não venha sofrer novas ações de vândalos. A primeira foi a alteração no material de sua confecção, que ao invés de bronze agora é de concreto. Para dar a impressão de bronze, a peça foi pintada utilizando técnicas de envelhecimento.
A segunda mudança foi a instalação de uma grade em volta do busto confeccionado pelo artista plástico Sérgio Coirollo. A estratégia visa dificultar ainda mais a ação dos vândalos, disse o secretário de Cultura, Sapiran Brito, que participou da solenidade de descerramento do busto junto com o presidente da Sociedade Beneficência Portuguesa, Jorge Malafaia. “Preferíamos que não houvesse a grade, mas sabemos que nem todos têm consciência da importância do busto para a cidade”, enfatizou o secretário.
Brito destacou que a Sociedade Beneficência Portuguesa encomendou ao artista plástico dois bustos idênticos. Um deles está em exposição no Museu Dom Diogo de Souza desde o ano passado. O outro foi reinstalado apenas este mês em virtude do encerramento das festividades do bicentenário de Bagé. “Para mostrar o quanto valorizamos nossa história”, encerrou.
fonte JM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário