Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
sábado, 21 de julho de 2012
Autor de canção solicitada por Picasso é atração do FIMP
por: Melissa Louçan
[00H:37MIN] 21/07/2012 - MÚSICA
Festival Internacional de Música no Pampa inicia amanhã em Bagé
DIVULGAÇÃO
ERUDITO: sírio é considerado um ícone
Após meses de organização, chegou o momento da música erudita fluir por Bagé. O 3º Festival Internacional de Música no Pampa (FIMP) inicia amanhã, com uma extensa lista de atividade e apresentações, que carregam nomes de peso da música clássica. A abertura acontece às 20h, no Clube Comercial de Bagé.
De acordo com a integrante da comissão organizadora do evento, Sônia Alcalde, esse festival se destaca como o maior realizado até o momento. Além da grande variedade de atividades, a qualidade dos músicos que se apresentarão também foi questão primordial, como a participação do contrabaixista, solista, pedagogo e compositor sírio François Rabbath, dono de uma extraordinária virtuose na execução das melodias. O compositor ficou famoso após ter composto, a pedido de Pablo Picasso, uma canção inspirada na pintura tridimensional “Guerra e Paz”, obra do pintor espanhol.
Até o momento, foram registradas mais de 280 inscrições realizadas apenas pela internet para participação nas atividades do evento. Porém, a esse número somam-se os bajeenses que irão participar, mas ainda não realizaram a inscrição de forma presencial.
Sônia comemora o sucesso e o crescimento que o evento tem mostrado desde as duas primeiras edições, e afirma acreditar que irá agradar a todos os gostos. “Nós, como equipe organizadora, temos uma grande responsabilidade. Todos estão se empenhando para que dê tudo certo, e que as pessoas possam vivenciar momentos bonitos”, disse.
O concerto de abertura irá reunir nomes já conhecidos do público bajeense, participantes das outras edições do evento como Carmelo de Los Santos e Ney Fialkow, além de Alexandre Ficarelli, Viktor Uzur, Luís Afonso Montanha, Renato Bandel, Beatriz Zoppolo, Sérgio Cascapera, Juliano Barreto, Mário Rocha, Donizetti Fonseca e Jefferson Machado da Silva, que irão interpretar clássicos de Paganini, Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Piatti, Max Bruch, Judith Shatin, Mouret e Antônio Carlos Campos.
Mesmo com a abertura oficial marcada para amanhã, um concerto especial precedeu os primeiros acordes em Bagé. Foi realizado, na noite da última quinta-feira, no câmpus de Dom Pedrito da Unipampa, um concerto dos músicos Viktor Uzur e Marcos Machado.
Rabbath
François Rabbath, contrabaixista, solista, pedagogo e compositor, nasceu em 1931 em Alepo (Síria). Mora em Paris (França) desde 1955. A importância de Rabbath para o desenvolvimento da arte de tocar contrabaixo pode ser comparada a de Paganini para o violino. O FIMP recebe a presença desse ícone internacional pela primeira vez no Brasil tendo gentilmente atendido o convite através de seu diretor pedagógico Marcos Machado.
Em 1971, Rabbath, a pedido de Picasso, compôs uma música inspirada na obra “Guerra e Paz”. A premiére mundial da composição foi no aniversário de 90 anos de Picasso em Paris.
Guerra e Paz
Em 1952, em seu estúdio em Vallauris Fournas, Picasso cria uma pintura - Guerra e Paz - tridimencional. Lidando com um tema que, embora diretamente relacionado com a era do pós-guerra e os muitos apelos internacionais pela paz no mundo, esse trabalho mantém uma dimensão inegavelmente alegórica. Foi precedido por cerca de 300 desenhos preparatórios realizados nos meses anteriores.
Programação para a semana
**********************
Segunda-feira - 23 de julho
- Concerto acadêmico - 17 h - Espaço bolsistas 2012, no salão obre do IMBA
- Concerto noturno - 20 h - Metais do FIMP, no Clube Comercial
- Terça-feira - 24 de julho
Concerto comunitário
15h - APAE e Instituto Caminho da Luz. Local: Avenida General Osório, 2478
15h - Santa Casa de Caridade
15h - Hospital Universitário
Concerto acadêmico
17h - Alunos Fimp 2012 - Salão nobre do Imba
Concerto noturno
20h - Recital de François Rabbath
- Quarta-feira - 25 de julho
Concerto comunitário
10h - Centro Mathilde Fayad. Local: Centro Administrativo da prefeitura
15h: Unipampa - Câmpus Bagé. Local: Travessa 45, nº 1650 - Bairro Malafaia
17h - Alunos Fimp 2012. Salão nobre do IMBA
Concerto noturno
20h - Madeiras do FIMP
- Quinta-feira - 26 de julho
Concerto comunitário
15h - Vila Vicentina. Local: Avenida Marechal Floriano, 2171
Concerto acadêmico
17h - Cordas do FIMP 2012. Salão nobre do IMBA
Concerto noturno
20h - Professores do FIMP
- Sexta-feira - 27 de julho
Concerto comunitário
15h – Centro cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Local: Rua Caetano Gonçalves, s/nº
Apresentação do grupo de inclusão social / Regência: Keliezy Severo
Concerto acadêmico
17h - Metais, madeiras e piano do FIMP 2012. Salão nobre do IMBA
Concerto de encerramento com François Rabbath & Orquestra de cordas do Fimp
Orquestra sinfônica do Fimp
Coral 200 Vozes. Coordenação: Gilca Nocchi Collares
Regência: Maestro Jean Reis
ARQUIVO JM
EVENTO: cresceu e trouxe músicos de renome no ano passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário