Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
domingo, 17 de junho de 2012
Tem início 2°Canto Guri
por: Melissa Louçan
[23H:17MIN] 16/06/2012 - FESTIVAL
Este ano o evento conta com participações de músicos de outras cidades
FRANCISCO BOSCO
APRESENTAÇÃO: família Camargo já acumula três troféus
Com o objetivo de enaltecer e difundir a música tradicionalista da região através de jovens estudantes, nasceu o Canto Guri, em 2011. Este ano, 22 interpretações serão realizadas no palco do Centro de Tradições Gaúchas Gaspar Silveira Martins, mas apenas 12 irão para a final.
Conforme Fernando Azevedo, um dos organizadores do evento, as apresentações serão divididas durante os três dias. Ontem foram 12 canções de intérpretes bajeenses e a noite contou com a presença do músico Jackson Barreto e invernada do CTG.
Hoje, a noite será dedicada aos 12 intérpretes de outras cidades, incluindo Candiota, Pinheiro Machado, Rio Grande e Lavras do Sul. O show de abertura fica por conta de Fabrício Azambuja e a noite fecha com apresentação de Tiago Correa. No domingo, serão anunciados os 12 finalistas, que serão premiados conforme as categorias: mirim, infanto-juvenil, juvenil e adulto. O evento será encerrado com o grupo Sonido Del Alma Gaúcha.
Criado em uma parceria entre a escola estadual Silveira Martins e a patronagem do Grupo de Cultura e História e Tradicionalismo Gaúcho Província de São Pedro, o objetivo é promover a cultura tradicionalista entre os estudantes. “A exigência primeira do festival é estar matriculado em alguma instituição de ensino, escola ou universidade”, explicou Azevedo.
Esta segunda edição mudou o local das apresentações, da escola, onde ocorreu no ano passado, para o CTG, porque está sendo construído um ginásio poliesportivo no pátio do educandário. Azevedo adianta, porém, que a próxima edição volta para o local de origem. “A ideia é que, no ano que vem, a gente já possa utilizar o ginásio para o festival”, disse.
Tradicionalismo
Os Camargos já acumulam 42 troféus de premiações em festivais de toda a região. A noite de ontem marcou a intenção de somar mais um à coleção, que já conta com dois troféus da primeira edição. Junto ao avô, Delvair Camargo, 68 anos, fotógrafo aposentado, os premiados irmãos Augusto e Cristyellem, 13 e 12 anos, respectivamente, participaram da edição de 2011 do festival e o 1° lugar feminino e masculino na categoria infanto-juvenil. Em busca de uma reconquista, decidiram se inscrever novamente.
Camargo explica que a ideia surgiu em 2005, quando o neto o convidou para tocar em um festival da época. A ideia logo entusiasmou Cristyellem, então com cinco anos, que decidiu se juntar aos outros dois nas competições. Desde então, a família vem arrebatando diversos prêmios em festivais de toda a região.
Augusto atribui as premiações a muito trabalho e dedicação do trio, que ensaia frequentemente. Além dos treinos em casa, os irmãos também afinam os dotes regularmente em aulas de canto e violão, para garantir novos troféus.
Para o avô, as premiações são motivo de orgulho e alegria, já que, conforme explica,é uma oportunidade única poder partilhar dos momentos com a própria família. “É uma terapia, porque, além de estar com eles, é uma forma de manter a cabeça ocupada com alguma atividade, agora que parei de trabalhar”, contou.
JORNAL MINUANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário