quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fotos de Diones Alves

Publicando aqui as belas fotos tiradas pelo fotógrafo Diones Alves, que retratam e mostram a real beleza de nossos prédios.
Centro Administrativo da cidade. O prédio, da antiga Estação Ferroviária, foi inaugurado em 2 de dezembro de 1884, quando também foi inaugurada a linha Bagé – Rio Grande.Em 1924, o prédio foi destruído por um incêndio. No mesmo ano, o novo prédio começou a ser construído, funcionando como Estação Ferroviária até mais da metade do século XX. Foi feita uma permuta com a Viação Férrea e começou a funcionar no prédio o Centro Administrativo de Bagé, em 1980.
Outro prédio com uma grande importância história é o Museu Dom Diogo de Souza. Uma das construções mais antigas e belas de Bagé, Foi inaugurado em 27 de novembro de 1878.
Este é o nosso Coreto Municipal, inaugurado em 15 de novembro de 1927. Serviu de palco para comícios de importantes políticos, entre eles os ex-presidentes Jânio Quadros e Juscelino Kubistchek.
PALACETE JACINTHO PEREIRA: Este prédio é uma construção do séc. 20, era de propriedade do Sr. Virgílio Codevila. Os herdeiros venderam a casa nos anos 90, para o atual proprietário, Dr. Mário Mansur Filho, que preserva as características originais do prédio até hoje.
RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA CONTREIRAS RODRIGUES: Advogado, pecuarista, economista, jornalista, escritor, romancista, poeta, historiador, teatrólogo e sociólogo. Entre tantos feitos, presidiu a Academia Rio-grandense de Letras, foi precursor da Semana Crioula e também deixou um legado de diversas obras sobre o tema. Seu exemplar residencial do século XIX é um dos imóveis mais interessantes e curiosos da cidade. Para quem não sabe, esta residência possui hoje a maior coleção pessoal de livros da cidade.
Atualmente a residência pertence à terceira geração da família.
"Caminhando pela História" este foi o título que dei para esta foto. Esta imagem é da rua Barão do Amazonas, uma das primeiras ruas de Bagé. Fica em torno da Catedral de São Sebastião. Como podemos observar na foto, o calçamento de paralelepipedos e as casas antigas da rua foram preservadas.
O prédio foi construído no início do século XX, pelo médico Dr. Pedro Osório. Possui estilo neoclássico, com mármore, vitrais e ferro. Há quem diga que é uma réplica de uma casa existente em Bologna (Itália), outros dizem que é réplica de uma casa em Paris, que teria inclusive os dois cachorros. As duas estátuas dos cachorros, em ferro fundido, foram colocadas alguns anos depois da sua conclusão. (Na foto o portão do Palacete com os famosos cachorros...)
Fica ao lado da casa da Vereadora Sonia Leite. Até onde eu sei, este prédio pertence a família.Um pouquinho sobre ela.Esta casa é linda e tem história.Nosso avô comprou da sra.Rosa Alamon quando nossos pais casaram.O pai 18 anos, a mãe 15 anos,imaginem...Casa muito grande,7 filhos,espetáculo!E ai tivemos uma infância livre e sem medos.Nossos filhos conviveram com os avós e presenciaram grandes festas em família.O que é muito bom.Nossa casa é realmente antiga e maravilhosa.Assim o vejo. Sônia Leite
As obras da antiga capela foram iniciadas em 1869 e concluídas em 1871. A pintura, incluíndo os quadros da paixão e a abóbada, ficou pronta em 1888. Em 1893, durante a Revolução Federalista, a capela foi invadida pelos revolucionários. Em 1930 foi reformada e construída uma torre.A capela foi demolida em 1963 pelos padres capuchinhos e um novo templo foi construído, sendo a primeira missa celebrada em 08 de dezembro de 1966. A imagem de Nossa Senhora da Conceição veio de Concepción, em 1870, como recompensa da Guerra do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário