quinta-feira, 13 de maio de 2010

Relógio


Relógio do antigo Mercado Público Municipal


Por ocasião da venda do Mercado Público formaram-se duas correntes: uma que defendia a tese da necessidade da venda porque a cidade crescera, apesar de útil, estava encravado no coração desta; outro argumento era que a prefeitura estava insolvente, os funcionários com salários atrasados e esta seria a única fonte de recursos para investimento num novo mercado.
Infelizmente venceu a corrente que demoliu o Mercado Público de Bagé, que hoje, se ainda existisse, seria motivo de orgulho para os Bageenses.
Nas negociações, ficou acertado que um andar do Edifício Ibagé iria abrigar a Câmara de Vereadores. Outro ítem da negociação, provavelmente por questões sentimentais (preservação da memória), foi apresentada uma emenda especificando que o Relógio do Mercado não entraria no negócio. Ficou alguns anos guardados e, em 07 de setembro de 1983, foi instalado nesta praça.
O Relógio do Mercado construído neste quarteirão em 1862 e Demolido em 1955. Era de fabricação francesa e datada de 1917. As colunas que atualmente o sustentam foram projetadas pelos arquitetos Maria de Lourdes Costa e Sérgio Coirolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário