Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Museu da Gravura comemora 35 anos
No dia 21 de outubro o Museu da Gravura comemorou 35 anos de fundação. Para assinalar a data, o local passará por uma reforma. O trabalho externo nas paredes iniciou na última sexta-feira.
O Museu da Gravura Brasileira foi inaugurado durante a realização do 2º Encontro Sul-Rio-Grandense de Museus, no dia 21 de outubro de 1977, apresentando uma mostra de gravuras dos integrantes do “Grupo de Bagé”.
O prédio do Museu foi adaptado pelo Serviço de Engenharia da FAT/FUnBA e os trabalhos de acabamento interno e exposição das coleções foram orientados pela conservadora de museus, professora Neusa Vaz Silveira.
O Museu da Gravura Brasileira se constitui internamente, numa das mais modernas salas para exposição de gravuras e tem exposto obras de destacados gravadores brasileiros.
Numa promoção da prefeitura de Bagé com a cooperação do Museu Dom Diogo de Souza, foi realizado em janeiro de 1976 o Encontro Nacional de Artistas Plásticos – trazendo a cidade não só os integrantes do chamado “Grupo de Bagé”: Glênio, Glauco, Danúbio e Scliar, mas também outros artistas.
O evento teve no Museu Dom Diogo de Souza, o cenário de seus principais momentos. No mês de janeiro foi realizada Exposição dos Quatro de Bagé, e no encerramento uma Exposição de obras e estudos realizados durante a permanência dos artistas em fazendas do município.
Nas solenidades de abertura e de encerramento do encontro, Carlos Scliar lançou a ideia da criação do Museu da Gravura Brasileira, aproveitando a coleção já pertencente ao Museu Dom Diogo de Souza, e mais doações que seriam feitas por artistas brasileiros.
fonte JM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário