Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
domingo, 27 de maio de 2012
Barragem da Arvorezinha - Fase: construção de ensecadeira
por: Cláudio Falcão
[23H:39MIN] 26/05/2012 - OBRAS DA BARRAGEM
O projeto de construção da Barragem da Arvorezinha foi ampliado. As obras do projeto original continuam em andamento e, agora, novas estruturas começam a ser realizadas no canteiro de obras.
REPRODUÇÃO JM
PROJETO: entra em nova etapa
As informações partem do diretor do DAEB, Kiwal Parera. As novas obras foram licitadas e, no último dia 18, assinado o contrato de execução, explicou Parera. Trata-se da construção de uma ensecadeira, de um canal de aproximação e do vertedouro. A ensecadeira é uma estrutura semelhante a uma taipa, necessária para conter as águas do arroio de modo que as obras no maciço da barragem, ou talude, possam ser realizadas. O canal de aproximação se destina a conduzir as águas resultantes do represamento até o ponto de deságue. No vertedouro, que é esse ponto onde a água é liberada, será feito, também, o bombeamento para a Estação de Tratamento. De acordo com Parera, essas novas estruturas acarretaram num custo de pouco mais de R$9,6 milhões ao total do projeto. Em função do trabalho demandado para sua construção, o prazo de conclusão da barragem foi postergado para abril de 2013, informou o diretor. No maciço da barragem as atividades continuam de acordo com o cronograma previsto. Nesta fase, a empresa construtora se encarrega de colocar a camada de areia que vai no interior do talude. Esse “colchão de areia” serve como filtro para eventuais vazamentos. O material é depositado ao longo de todo o maciço, que tem 1760 metros de extensão. Mais de dez caminhões transportam o material. Na construção do vertedouro a base rochosa é dinamitada e o material resultante dessas explosões será colocado no enrocamento do maciço, na face que ficará em contato com a água represada, para evitar erosão na estrutura.
FONTE JM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário