quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conselho do Patrimônio Histórico elege presidente

por: Calvin Furtado
O primeiro encontro após a posse do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Bagé (Compreb) elegeu a diretora do Centro de Ciências Exatas e Ambientais da Urcamp, Vera Ramos,..
VERA RAMOS como presidente e o representante do Grupo Ecoarte, o arquiteto e servidor público, Guilherme Rodrigues Bruno, como secretário. Os dois serão responsáveis pela condução do trabalho. A reunião ocorreu ontem, no Salão Oval da prefeitura, e contou com representação de todas as entidades que integram a entidade.
O prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos elogiou a disponibilidade da equipe que compõe o Compreb. “É um importante conselho para a cidade, principalmente pelo quórum. Isso demonstra vitalidade e vontade de participar. A força do governo está no conjunto”, disse.
O conselho é responsável pelo tombamento de imóveis, fiscalização da legislação, formação de novas diretrizes, promoção da preservação, e por determinar ao Executivo a aplicação de penalidades cabíveis a pessoas físicas e jurídicas que não executem a preservação. No encontro, os conselheiros discutiram a danificação recente de uma das torres do castelinho do bairro Jardim do Castelo.
Nesse sentido, uma das suplentes do conselho, Norma Vasconcellos, destacou a importância da entidade. “A necessidade urge, a cidade está sendo desmanchada”, disse. O secretário eleito do Compreb destacou a necessidade de diálogo. “Um dos problemas atuais é a fragilidade conceitual, todo mundo veio com boas intenções, mas ainda não temos uma linguagem comum”, disse. Já a presidente reconhece que o Conselho assume funções com demandas bastante urgentes frente ao contexto de crescimento que a cidade experimenta, contudo, é preciso ampliar o conhecimento sobre os principais desafios. “Uma das certezas é que a participação do grupo será permanente e frequente e, nisso, será possível respeitar a identidade cultural sem que a cidade fique congelada no tempo”, conclui Vera Ramos.
A partir de agora, os conselheiros se atem na discussão do regimento interno do Compreb, que definirá as atribuições e periodicidade das reuniões. A próxima reunião já está marcada para a próxima quarta-feira, às 18h, na Secretaria de Cultura.


Fonte JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário