Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Torre do Castelinho é reconstruída depois de acordo judicial
por: Maritza Costa Coitinho
[22H:43MIN] 22/12/2011 - PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Em junho deste ano, a comunidade bajeense se manifestou contra a demolição parcial da torre do castelinho, ponto de referência no bairro Jardim do Castelo.
ESTRUTURA: refeita após demolição
A torre teve a estrutura de ameias destruída por operários, mesmo o prédio sendo tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade através da Lei Municipal 4836. Na oportunidade, o Ministério Público ajuizou ação para interromper a obra e responsabilizar os culpados.
Em audiência de conciliação realizada há pouco, o novo proprietário, que adquiriu o imóvel após a demolição da estrutura, o advogado Rodrigo Duarte, entrou em acordo com a justiça. Por meio deste acordo, conforme ele próprio explicou à reportagem do Jornal MINUANO, Duarte se comprometeu a refazer o que fora demolido. Depois da aprovação de um projeto pela Secretaria Municipal de Planejamento (Scoplan) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Bagé (Compreb), o trabalho foi finalizado na semana passada, conforme mostra a foto tirada ontem pelo fotógrafo Francisco Bosco.
Mas, mais que restaurar o que foi demolido, Duarte conta que existe a intenção de manter a estrutura restaurada em caso de construção de um novo projeto no imóvel.
A torre é remanescente da chácara de Cornélio Martins e trata-se de uma estrutura de caixa d’água construída entre 1910 e 1915.
FONTE JM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário