sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Patrimônio terá conselho municipal e comenda na Câmara

por: Calvin Furtado

[23H:25MIN] 19/08/2011 - CULTURA

O patrimônio histórico edificado de Bagé será resguardado.

FRANCISCO BOSCO


Desde ontem, o município conta com um conselho de preservação e o Legislativo pode ter uma comenda para valorizar empresas e cidadãos que protejam o patrimônio arquitetônico. Em nove meses, pelo menos dois episódios de demolição balançaram a opinião pública.
A data foi marcada por atividades alusivas ao Dia Nacional do Patrimônio. A Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene no período da manhã, e, à tarde, o prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos empossou o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental. No Legislativo, a artista plástica Heloísa Beckman Morgado falou ao público sobre a vida e a obra do arquiteto e escultor Enrique Tobal.
A propositora da sessão, vereadora do PT Jussara Carpes, destacou a preservação do patrimônio. "O nosso trabalho é em prol do conjunto do patrimônio material (arquitetônico) e do resgate da história, o patrimônio humano, que produz os demais", explica. A vereadora disse que percebe resultados do trabalho de educação patrimonial. "A população está se apropriando dos patrimônios. O trabalho de educação ocorreu paralelo aos restauros realizados nos prédios de Bagé", disse.
No ato, a vereadora argumentou que as edificações não devem ser vistas como um amontoado de tijolos. "Os prédios têm espírito, energia, uma construção não é algo exclusivamente físico", afirma. Jussara destacou, também, a proposta de criação da comenda Tarcisio Taborda, para homenagear empresas e pessoas que se destacam na defesa do patrimônio. O projeto será homologado e, uma vez sancionado, entra em vigor em 2012.

Prefeito empossa diretor do Arquivo Público
***
À tarde, o prefeito oficializou o historiador Cláudio de Leão Lemieszek como diretor do Arquivo Público de Bagé. O ato empossou também o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental. Ao todo, os 32 titulares e suplentes representaram as 16 entidades participantes.
Para o prefeito, a tarefa de dirigir o arquivo exige responsabilidade. "Um arquivo por si só já é importante, ainda mais em um momento histórico, quando a cidade comemora 200 anos. Liemeszek é mais um presente", disse. Quanto à posse do conselho, o prefeito foi sucinto. "Representa os diferentes posicionamento e pensamentos", afirma. O historiador disse que iniciará um novo ciclo de realizações e aprimoramentos. "Desempenharei essa tarefa com técnica e afinco total", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário