quarta-feira, 6 de abril de 2011

Exemplo de preservação



Uma peça arquitetônica que é exemplo de conservação por parte dos proprietários é a casa pertencente à família Nicoloso.

Localizada na avenida Marechal Floriano, entre as ruas Marechal Deodoro e Ismael Soares, o projeto do arquiteto Lourenço Lahorgue impressiona pelo requinte. Construída na década de 20, a casa traz detalhes na arquitetura da fachada, com riqueza nos detalhes.
A proprietária, Carla Nicoloso Lucas, 49 anos, lembra que reside no local há 39 anos. Ela revela que preserva o local por que este era um desejo do pai, que adquiriu o imóvel junto à família Cantera. “A gente faz o impossível para preservar. Houve muito reforma logo que a família adquiriu a casa, e eu me interessei porque meu pai gostava muito dela. Mas não é fácil manter”, explica.
Ela entende que é necessário que o município ofereça benefícios para os proprietários que preservam prédios históricos. A opinião é compartilhada pelo marido, Mário Emir Mansur Lucas, 52 anos. “Os patrimônios históricos são mais valorizados em outros municípios. É preciso um incentivo. Quando um proprietário tem um imóvel em más condições, as propostas de venda são tentadoras, mas entendemos que é imprescindível conservar”, explica Lucas.
Carla destaca que poucos cômodos da casa foram adequados para tornar o ambiente mais agradável, no entanto, a parte externa é mantida intacta. “Eu tenho um valor sentimental, por causa da família. Mas essa casa tem história, é centenária e tem um valor arquitetônico significativo”, entende. A propriedade ainda não foi tombada como patrimônio histórico, mas é inegável o valor neste aspecto.
A historiadora Elisabeth Fagundes lembra que o engenheiro Dilermando de Assis chegou a residir no local. Assis estava envolvido com o assassinato do escritor Euclides da Cunha, do clássico “Os Sertões”, e além desta casa da Marechal Floriano, chegou a realizar e projetar outros trabalhos em Bagé. Elisabeth entende que uma construção não é apenas material, e que também é memória e ensina os habitantes a terem amor pela cidade.
No entanto, a historiadora afirma que as negociações são complicadas. “Particularmente gosto muito de história, e acho importante a preservação, mas entendo o lado dos proprietários, que também ficam amarrados”, explica. Assim como a família Nicoloso, ela entende que é necessário maior incentivo para a conservação por parte do poder público.
Elisabeth lamenta que a verdadeira casa que foi projetada e era propriedade de Dilermando de Assis, localizada nas proximidades da Escola Estadual Justino Quintana, foi demolida recentemente.

Dilermando de Assis
****************
O militar, engenheiro e escritor gaúcho Dilermando de Assis entrou para os anais da história brasileira a partir de uma tragédia. Ele mantinha relações extraconjugais com Ana da Cunha, esposa do escritor Euclides da Cunha, imortal da Academia Brasileira de Letras. Cunha descobre o envolvimento da esposa com Assis, e em um acerto de contas, acaba morto. Mais tarde, um dos filhos de Euclides tenta vingar o pai e promove um atentado contra Assis, que, mesmo ferido, mata o jovem herdeiro dos Cunha. O romance com Ana rende um casamento de 14 anos, mesmo após o desenrolar dos fatos.



FONTE JM
por: Calvin Furtado 06/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário