Bem Vindos a Bagé !!! Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos.
quinta-feira, 17 de março de 2011
Monumento causa curiosidade em praça
por: Munique Monteiro
[23h:25min] 18/03/2011 - 200 anos
Um monumento de quase 52 anos, localizado na Praça Esporte, traz placa comemorativa ao centenário de Bagé.
Até aí tudo bem. A peça começa a ficar curiosa quando se percebe que o ano ali gravado é 1959. O problema é que Bagé foi fundada em 1811. A placa é uma homenagem do Poder Judiciário, com iniciativa de Arthur Magalhães.
Quem explica a diferença nas datas do monumento é o historiador Cláudio Lemieszek, que esclarece que a placa é comemorativa aos 100 anos de elevação de Bagé à categoria de cidade. O historiador conta que até 1832 Bagé pertenceu a Rio Pardo; depois, até 1846, a Piratini. Naquele ano foi elevada a município. Em 1859 passou a ser cidade. Portanto, em 1959, ano que consta no monumento, comemorou-se o centenário da cidade: “não de fundação” afirma. Lemieszek diz que vários festejos foram realizados, até um Ba-Gua foi feito em homenagem à data.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário