segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Mercado Público era...

Gente & Cultura
por: Cláudio Falcão

14/01/2011 - CULTURA
Páginas da história

O Mercado Público era localizado onde, hoje, está situado o Obinotel, o edifício Silveira Martins e os prédios do Conjunto Consórcio.
Na esquina do hotel ficava a Casa São João, na face Sul ficavam os armazéns e restaurantes populares, onde se reuniam os caixeiros viajantes. Na face Norte situavam-se as lojas de armarinhos, algumas com apenas uma porta. Aí começaram os comerciantes Salim Kalil e Felipe Kalil. Nos fundos do mercado, que se abria ao largo da bandeira, localizavam-se os açougues. No chamado Torreão Norte estava a “Agência Lotérica”. No interior do conjunto estavam as diversas bancas, que vendiam de hortigranjeiros aos peixes. No centro do mercado havia um quiosque de madeira, lugar onde eram servidos aperitivos aos frequentadores. Tendo marcado época na cidade, o Mercado Público foi concluído em 1922 e demolido em 1953.


FONTE: JORNAL MINUANO

3 comentários:

  1. E por qual motivo foi demolido?Se é possível ter motivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que a situação financeira da prefeitura estava ruim na época, e o edifício estava dentro de dois processos controversos, a venda e demolição ou a conservação. A venda do Mercado possibilitaria pagar os salários atrasados dos funcionários. Infelizmente venceu a corrente que demoliu

      Excluir
  2. qual prefeito foi responsavel pela demolição?

    ResponderExcluir