quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bagé integra Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul

O município de Bagé, junto com outras seis cidades, foi responsável pela criação da Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul. O ato oficial ocorreu no dia 31 de março, durante o Fórum do Turismo Cultural de Jaguarão. A fundação também teve a participação dos municípios de Caçapava do Sul, Jaguarão, Novo Hamburgo, Pelotas, Piratini e Santa Tereza, todos integrantes do PAC das Cidades Históricas IPHAN/Minc.
A ação contou, ainda, com o apoio das cidades de Antônio Prado, Rio Grande, São Nicolau e São Miguel das Missões. O objetivo da entidade será integrar os municípios que possuem bens tombados ou em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/Minc, e em momento posterior também os que possuem bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, IPHAE.
A ideia surgiu a partir do modelo da associação de Minas Gerais, criada em 2003. Além dos municípios presentes em Jaguarão, a reunião de formação da associação das cidades históricas do Rio Grande do Sul contou com representantes do IPHAN, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que externaram apoio a iniciativa. No encontro foi definido que as reuniões da associação serão bimensais, sendo a próxima no dia 28 de maio, em Pelotas, durante a realização da Fenadoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário